Rss

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O ESTRANHO MUNDO DE JACK THE NIGHTMARE BEFORE CHRISTMAS




Sinopse: Jack Skellington é o Rei das Abóboras na cidade de Haloween. Ele está aborrecido de repetir sempre as mesmas coisas todos anos para celebrar a Noite das Bruxas. Certo dia, por acaso, ele descobre a cidade do Natal e fica tão impressionado com a ideia do Natal, com a alegria, com a música e com a boa disposição que os seus olhos contemplam...! De regresso a casa, Jack conta a toda a sua cidade que viu, mas aí, nem ele nem ninguém é capaz de perceber realmente o espírito do Natal. Jack continua inquieto até que certa manhã, uma ideia genial e diabólica apodera-se de todo o seu entusiasmo: este ano, irá ele ser o Pai Natal e toda a cidade de Halloween ficará encarregue dos preparativos da quadra.

Lançamento: 1993 (1h 16min)
Direção: Henry Selick
Chris Sarandon, Danny Elfman, Catherine O'Hara mais
Gênero: Comédia , Terror, Fantasia, Animação, Musical
Nacionalidade: EUA

Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "O Estranho Mundo de Jack" e das filmagens!

Insight

Tim Burton declarou que teve a idéia do poema em que O Estranho Mundo de Jack é baseado ao ver uma placa publicitária do Halloween sendo substituída, em uma loja, por uma do Natal.

Poema que virou roteiro

No poema escrito por Tim Burton os únicos personagens presentes são Jack Skellington, Zero e o Papai Noel. Todos os demais personagens foram criados para o filme.

Por motivo de força maior

Burton foi obrigado a passar a direção do filme para Henry Selick devido ao compromisso assumido na direção de Batman - O Retorno (1992)

Pioneirismo

Este é o primeiro filme de animação a ser inteiramente feito usando a técnica de stop-motion.

Dark demais para Disney

O teaser promocional de O Estranho Mundo de Jack anunciava o filme como um produto distribuído pela Walt Disney Pictures. Já o trailer informava que a distribuição era da Touchstone Pictures, divisão do grupo Disney. A mudança foi uma decisão de Michael Eisner, na época CEO da Disney, que considerou o filme "sombrio demais" para ser associado à marca Disney.

Sem o nome de mais ninguém

Os únicos créditos presentes são o título do filme e os nomes das empresas que o produziram.

Origem de alguns personagens

O personagem Behemoth é baseado no ator Tor Johnson, que ficou conhecido por suas participações em filmes B. Behemoth é o nome de um monstro descrito na Bíblia, mais especificamente no livro de Jó.

O personagem Oogie Boogie foi inspirado em Cab Calloway, que dublou diversos desenhos animados para a Fleischer Bros.

Recitando a poesia


O ator Patrick Stewart fez a introdução original do filme, declamando o poema original de Burton. O audio pode ser ouvido em sua trilha sonora.

Ficou à cargo de um cantor profissional

O músico Danny Elfman, famoso por sua participação na banda Oingo Boingo e parceiro de longa data de Tim Burton, fez a voz de canto de Jack Skellington. Chris Sarandon, dublador do personagem, não tinha condições técnicas de executar a tarefa.

Alusão ao curta


O gato do curta Vincent (1982), dirigido por Tim Burton, pode ser visto logo no início de O Estranho Mundo de Jack quando pula no lixo.

Mais Danny Elfman

Na canção "This is Halloween" o trecho "...tender lumpings everywhere..." é uma referência à canção "Tender Lumplings", composta por Danny Elfman quando ainda integrava a banda Oingo Boingo.

Jack em outros mundos

Esta é a terceira aparição do personagem Jack Skellington. As anteriores foram no curtametragem Vincent (1982) e em Os Fantasmas Se Divertem (1988), onde pode ser visto no topo do carrossel de Beetlejuice, já próximo do final do filme.

Re-release

Foi relançado nos cinemas em 2006, em versão 3D, com distribuição da Walt Disney Pictures;