Rss

quarta-feira, 4 de abril de 2012

[TUTORIAL] ACESSO REMOTO DO PS3 AO PC UTILIZANDO PS3 MEDIA SERVER


Quer obter acesso as opções multimídia através do seu computador no seu Playstation? Este tutorial ensina como ter um acesso remoto do Playstation ao computador utilizando PS3 Media Server.


Na internet existem diversas maneiras de se conseguir conteúdo em alta definição. Porém, com as limitações de reprodução do PS3 se limita a poucos formatos. E com exceção do gabinete .divx(tutorial feito por mim pode ser encontrado aqui) com legendas embutidas, não há nenhum outro suporte a legendas. Eu particularmente assisto séries em HD, com legenda externa. Sempre com extensões .mkv e .srt ambas sem suporte no PS3, e aqui está como usar esses arquivos no seu PS3.


Porém, uma função bem interessante do PS3 pode vir a ser explorada de uns tempos para cá, de forma bastante eficaz. O suporte a Media Servers.


Vou mostrar aqui, de forma bastante simples, porém eficaz, de montar e configurar um Media Server. Lembro ainda que, apesar de nenhum risco aparente ao seu PS3 e PC, faça tudo aqui por sua conta e risco, e eu não posso, de maneira alguma, ser responsabilizado em caso de perda parcial ou total de qualquer coisa. Estou apenas compartilhando minha experiência, e isso não é, um passo-a-passo que va garantir que funcione, caso tenha dificuldades ou dúvidas poste no Tópico, não me mande MP. Lembro ainda que, sua reprodução, publicação, em outros sites fora do adrenaline, só será permitida diante de solicitação, e é claro, com seus devidos créditos.


Para tal, iremos usar o PS3 Media Server. O link para download.


Por ser escrito em JAVA. Ele é multi plataforma, o que faz dele bem leve, e fácil de configurar independente do seu sistema operacional. Tive oportunidade de testá-lo em Windows e em Mac OS. A interface é a mesma, com pequenas alterações nas opções, nada que faça de uma versão superior ou inferior a outra.


Logo ao abrir o programa, ele já faz a busca pelo PS3, caso o mesmo esteja ligado a mesma rede, ele deverá encontra-lo automaticamente.


Tela inicial do PS3 Media Server.



Ao clicarmos na guia Configuração Geral, encontramos as opções de idioma, e as primeiras configurações do Media Server.

Iniciar Minimizado: Iniciar Minimizado

Instalar como Serviço do Windows: Ele faz com que o media server inicie como um serviço do Windows, fazendo com que ele seja ativo de forma automática, em segundo plano, e fique ativo sempre


Depois as configurações de rede. Aqui eu mudei apenas a primeira opção, que é a Forçar rede na Interface, pois aqui você escolher por qual interface de rede quer que ele funcione.


Configurações Gerais do Media Server


Na guia Navegação/Definições de Partilha, é onde vamos configurar quais, e como os arquivos serão compartilhados.


Em Thumbnails, eu não mudei nada. Mas é onde se muda as miniaturas(pré visualização) do arquivos.


Em definições de Navegação/Análize eu mudei ao meu gosto. Não interfere em nada, no media server, mas muda as opções de visualização quando navegarmos pelo PS3. Mude de acordo com seu gosto.


Já em Pastas Partilhadas, é onde você adiciona as pastas com seus arquivos. Uma vez adicionada a pasta, todas as sub-pastas e seus arquivos compatíveis serão listados no PS3, é possível ainda ordenar as pastas conforme sua preferência.


Navegação e pastas compartilhadas


Já em Definições de Transcoding é onde a mágica acontece. Mas Digo, mágica porque?

Porque, como o PS3 não é compatível com todos os formatos de media, é ele quem faz o trancoding do formato desconhecido para o PS3, para um formato compatível a ele. Logo, o trabalho é feito pelo seu PC. Não tem como eu citar configurações ideais, pois isso vai variar de cada caso, e de cada hardware. Na screen que segue, ele está ajustado ao meu caso, porém não é dificil de se mexer, vá mudando uma opção de cada vez, e testando, até encontrar o ajuste mais fino para seu caso. Se estiver com dificuldades. Vá para definições de qualidade de vídeo, e em Definições de qualidade de vídeo mpeg2, selecione as configurações pré criadas, para mim, funcionou melhor foi a "Good Quality for HD Wifi transconding" que em tradução livre significa Boa qualidade para transcodificação de Alta qualidade pelo Wi fi.

Caso a sua configuração não esteja boa, você vai ter slowdowns nos vídeos,ou até mesmo a não reprodução.


Definições de Trancodificação



No PS3, vã em Settings, e em Network Settings, a opção Media Server Connection deve estar ativada (enabled).


Após isso, o PS3 Media Server deve aparecer nos Menus de multimedia do PS3, aqui aparecem o do PC e do Mac!

Resized ImageClique aqui para ver a imagem no tamanho real.


Selecione, o media server, e deve aparecer já as pastas que você compartilhou, caso o vídeo tenha legenda .srt, ele irá mostrar no final do nome do arquivo [external subtitles], para que a legenda funcione, ela precisa ter o mesmo nome do arquivo de vídeo, exemplo, se o arquivo se chama, LOST S05E09.mkv, a legenda precisa ser LOST S05E09.srt se for vídeo, irá aparecer uma pasta chamada Transcode junto do arquivo de vídeo. Se executar o arquivo direto, talvez ele fique com slowdowns, usando o arquivo na pasta trancode, o Media server vai codificar para que o melhore desempenho. Após rodar o vídeo, pode demorar um pouco pra ele começar, aguarde. Dependendo do vídeo demora até uns 30 segundos.


Resized ImageClique aqui para ver a imagem no tamanho real.




Na pasta transcode, com várias opções de codificação
Resized ImageClique aqui para ver a imagem no tamanho real.



Várias fotos de LOST em 720p com legenda separada. Carregada automaticamente pelo Media Server.





















Fonte: adrenaline.uol.com.br